Colaboratividade

O termo Cobot é a designação utilizada para classificar um robô colaborativo, um Cobot pode ser um robô móvel, um braço robótico leve e automatizado ou a combinação de ambos, que podem compartilhar com segurança um espaço de trabalho com humanos, principalmente usados em tarefas de fabricação e montagem.
Embora os robôs industriais tradicionais desempenhem papéis importantes na fabricação, seu custo, tamanho e programação podem limitar seu uso em alguns setores.
Um robô da categoria Cobot deve ser capaz de detectar a presença humana e ajustar seu comportamento de acordo com o humano, seu software deve ser especializado e vários sensores integrados, como câmeras para sensores e sensores de proximidade, todos disponíveis no SoBot.
Os Cobots também podem ser configurados para reagir a movimentos humanos específicos ou comandos de voz, permitindo interações naturais e intuitivas.
Em alguns casos comuns do uso de Cobots incluem procedimentos de montagem que exigem precisão e repetição, como aparafusar, encaixar e inserir peças, tarefas de acabamento, como polimento, lixar e polir materiais, tarefas de manutenção de máquinas, incluindo controle numérico computadorizado CNC, moldagem por injeção, e em testes de circuitos, coleta e embalagem de pedidos, como em centros de distribuição de armazéns (warehouse).
Os cobots são usados em setores como logística, saúde, agricultura, construção e educação, para citar alguns. Por isso, quando você estiver com o SoBot é como ter um ajudante de confiança que está sempre pronto para te auxiliar.