background-painel

|| Como o Brasil superou os EUA e Alemanha na qualificação profissional?

*Esta notícia traz trechos da fonte principal, para verificar ela por completo acesse o link no final desta página



Sucesso Brasileiro na Educação Profissional


*Medalhista de ouro Brasileiro na competição de 2017 em Abu Dhabi / Fonte: Portal da Indústria

Não se assuste pelo título do artigo, isso de certa forma é uma realidade e foi comprovado nas mais diversas competições profissionais internacionais, mas ainda temos muito chão pela frente. Vamos nos próximos parágrafos esclarecer sobre a situação do Brasil em relação aos países que mais possuem qualificação profissional.

As primeiras escolas de formação de aprendizes no Brasil foram criadas a partir de janeiro de 1910, 7 anos antes dos investimentos norte-americanos, naquela ocasião foram inauguradas 19 Escolas de Aprendizes Artífices em 19 estados. Agora elas se somam às escolas técnicas do Sistema S e os institutos federais de ensino, onde já se formaram mais de 78 milhões de profissionais.

Desde a década de 1940 o país vem investindo forte no seu sistema de ensino profissional, a partir da criação do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), uma instituição liderada e mantida pelas industriais do Brasil e que no início recebeu apoio de países como Alemanha, Suíça, Japão e Itália, e já chegou a participar de parcerias com a NASA apoiando a agência americana em programas de pesquisa espacial.

No Brasil os aprendizes podem ter acesso à instituição de treinamento profissional a partir de 14 anos de idade, porém não há limites de entrada acima desta faixa etária, além disso, eles podem ter acesso à diversas opções de programas de aprendizagem, onde podem conquistar licenças, certificados, diplomas, bacharelados, mestrados e até doutorados, com um diferencial de que todo o sistema é reconhecido e validado pelo empregador à nível nacional.

*Competidor projetando em CAD / Fonte: Portal da Indústria

Nos últimos anos o Brasil ganhou muito destaque em relação desempenho de seus alunos frente ao restante do mundo nas Olimpíadas do Conhecimento Profissional, evento organizado pela WorldSkills, uma competição profissional que busca confrontar os melhores alunos das principais ocupações profissionais em demanda no mundo todo, realizando desafios da prática profissional durante uma semana, onde são avaliados critérios objetivos e subjetivos de cada competidor.

Em geral são 65 ocupações representadas na WorldSkills, entre elas ganham destaques as áreas de Industria 4.0, Eletricidade Predial e Industrial, Eletrônica, Robótica, Mecânica, Manutenção de Aeronaves, Automação Industrial, Tecnologia da Informação (T.I), e também contemplam áreas centenárias como: Construção Civil, Carpintaria, Marcenaria, Jardinagem e Paisagismo, Confeitaria, Panificação, Joalheria entre outras.

*Competidores de Manufatura Integrada / Fonte: Portal da Indústria

E mesmo diante de todo este universo com mais de 65 perfis distintos de ocupações profissionais o Brasil se mantém entre os melhores países do mundo no quadro geral de medalhas há vários anos, ao lado dos tigres asiáticos e mantendo-se a frente inclusive do próprio Estados Unidos, Alemanha, Itália, Suíça e vários outros países com potencias econômicas de primeiro mundo e altíssimo investimento em capacitação técnica profissional.

*Comemoração dos competidores brasileiros / Fonte: Portal da Indústria

Prova deste reconhecimento internacional é que em 2015 o Brasil, foi responsável por sediar a competição internacional na América do Sul pela primeira vez na história, a WorlSkills, e obteve um resultado surpreendente figurando na segunda colocação geral no quadro de medalhas mundial, próximo da Coreia do Sul e a frente de China, Japão, Reino Unido, Cingapura, França, Austrália, Noruega, Canadá, Suécia, Finlândia, Estados Unidos, Portugal, entre outros países participantes do maior evento de educação profissional do mundo.

No ano de 2019 ocorreu a 45ª edição da WorldSkills em Kazan na Rússia o Brasil bateu seu recorde histórico de conquistas, foram 27 medalhas: 11 de ouro, 10 de prata e 6 de bronze, além de 18 certificados de excelência – concedidos a quem atinge a partir de 500 pontos no cumprimento dos desafios.. Com isso, no ranking de pontos totais, o time brasileirou ficou no lugar mais alto do pódio, seguido da Coreia do Sul, França, Japão e China Taipei. Foi o melhor desempenho do Brasil desde que começou a participar da competição em 1983.

*Rafael Lucchesi, diretor-geral do SENAI e Robson Braga de Andrade, presidente da CNI. / Fonte: Portal da Indústria

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, comemorou o feito inédito. “A educação profissional é o começo de uma carreira bem sucedida. Desperta o senso de responsabilidade e de comprometimento do jovem com o trabalho e transforma a realidade de um país”, afirmou Andrade.

Além das instituições e estruturas de qualificação profissional já consolidadas no país, empresas e indústrias estão se conscientizando e conseguindo mensurar cada vez mais a importância de possuir em seu quadro de colaboradores pessoas tecnicamente muito bem qualificadas pois com isso a empresa conseguirá produzir com melhor eficiência ocasionando assim uma redução de custos e isso torna-se uma vantagem competitiva perante seus concorrentes.

Assim sendo, muitas dessas empresas já começaram a investir internamente para essa capacitação profissional técnica, inclusive, algumas possuem departamento exclusivo para essa tratativa, ficam responsáveis em buscar no mercado soluções inteligentes que visam o aperfeiçoamento técnico de seu quadro laboral.

E por isso a Solis Tecnologia, através de seu DNA brasileiro é capaz de projetar e solucionar diversos desafios em relação aos equipamentos de treinamento, ensino e pesquisas profissionais, permitindo que atividades práticas do dia a dia das industrias possam ser práticadas e aperfeiçoadas em equipamentos próprios, com segurança e praticidade aos usuários.

Para auxiliar o desenvolvimento de melhores profissionais, a palavra-chave é alta qualidade, pensando nisso a Solis Tecnologia desenvolve metodologias práticas de aprendizagem por competências focadas na realidade profissional de cada área, para saber mais sobre nossos produtos e serviços, entre em contato conosco.

Esta notícia de Como o Brasil superou os EUA e Alemanha na qualificação profissional? foi produzida por Solis Tecnologia.

Gostaria de saber mais?

Nos avise que entraremos em contato.

Success! Your message has been sent to us.
Error! There was an error sending your message.